Activar a compressão GZIP no servidor Apache

Activar a compressão GZIP no ApacheGZIP é um método de comprimir ficheiros de forma a torná-los mais pequenos para que sejam transferidos mais rapidamente na internet. É também um formato de ficheiro que contém informação comprimida. Este tipo de ficheiro é amplamente utilizado na internet uma vez que permite que um servidor web envie ficheiros mais mais rapidamente aos seus utilizadores. Consequentemente um website que utilize compressão GZIP será carregado mais rapidamente que outro website semelhante que não utilize compressão GZIP. O uso da compressão GZIP é uma pratica habitual na internet, quem não a utiliza tem uma desvantagem em relação aos websites da sua concorrência.

Uma vez que a compressão é um processo que deve ser tratado pelo servidor do seu website, esta deve ser activada no próprio servidor (não é algo que deve tentar criar em PHP ou noutra linguagem relacionada), neste artigo o servidor focado é apenas o Apache (o mais utilizado na internet).

Activar a compressão GZIP com ficheiro .htaccess

Utilizar um ficheiro .htaccess é a forma ideal de activar a compressão GZIP no Apache. Este método irá servir para a maioria dos leitores deste tutorial. Se não tem um ficheiro .htaccess no seu servidor, deverá criar um na raiz do seu site, ou seja dentro da pasta public_html, www, htdocs ou equivalente.

Activar compressão GZIP no Apache - Ficheiro HTACESS

Dentro do ficheiro .htaccess deverá adicionar as seguintes linhas.

Com essas linhas de código, se o seu servidor tem o módulo mod_deflate.c activo (em situações normais tem), então a compressão GZIP será utilizada.

Activar a compressão GZIP para utilizadores do cPanel

Se a sua empresa de hospedagem utiliza o cPanel, então você pode activar a compressão GZIP no seu site sem ter de editar o código do ficheiro .htaccess, o cPanel tratará do assunto por si. Para isso siga os passos abaixo.

1. Entre no seu cPanel e clique em Optimize Website na secção Software.

Optimizar website Cpanel

2. Seleccione a opção Compress All Content e clique em Update Settings.

Activar a compressão GZIP no CPanel

E pronto o seu website neste ponto já estará a utilizar compressão.

Gostou deste artigo? Ou tem dúvidas? Então deixe um comentário abaixo!

Deixar uma resposta