Como colocar o Xampp online – Localhost online – Parte 1

Xampp LogotipoAlgumas semanas atrás precisei de colocar o meu servidor local criado com Xampp online para mostrar um projeto a uns amigos. Daí surgiu a ideia de escrever este artigo, onde explico passo a passo como colocar um servidor local criado com o xampp online. Isto vai permitir que pessoas do exterior tenham acesso ao seu site, ou seja, vai tornar o seu computador num servidor de hospedagem de sites. Este tutorial é particularmente dedicado ao Xampp mas o processo a efectuar será semelhante a qualquer outro software do tipo LAMP.Este tutorial será dividido em 4 partes.

Parte 1 – Instalar o Servidor Localmente 

Primeira Etapa – Transferir o Xampp

O primeiro passo consiste em instalar o nosso servidor Xampp, para isso iremos descarregar-lo neste link:

https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html

O pacote Xampp trás consigo o Apache, PHP, MySQL, phpMyAdmin, Perl entre outros. Transfira o versão compatível com o seu sistema operativo. No meu caso será a versão para o Windows.

Segunda Etapa – Instalar o Xampp

Abra o ficheiro executável que transferiu para o seu computador e clique em ‘Next’ até lhe ser perguntada a pasta onde pretende instalar o Xampp .

Quando chegar a este passo verifique que está a instalar o Xampp na raiz do seu disco. Caso instale na pasta comum do seus programas (C://Programas ou C://Programas (x86)) algumas funções do programa não irão funcionar corretamente.

Selecionar pasta xampp

Volte a clicar em ‘Next’ até o windows iniciar a instalação do Xampp e aguarde alguns minutos até a instalação ser concluída.

A instalar o xampp

Seleccione a opção “Do you want to start control panel now?” e clique em ‘Finish’.

O painel de controlo do Xampp deverá agora aparecer no seu ecrã. Inicie o Apache e o MySQL clicando no botão ‘Start’.

Iniciar o Xampp

E finalmente já temos o nosso servidor local montado na nossa máquina. Para ter a certeza que tudo está a trabalhar corretamente, abra o seu navegador e digite na barra de endereços “http://localhost”  so abra o seu navegador e digite na barra de endereço “Localhost”.

localhost

E caso a versão que instalou do Xampp seja a mesma que a minha, deverá ver uma página semelhante à seguinte:

pagina do xampp online

Bom é tudo por agora, neste tutorial já conseguimos instalar o xampp correctamente, na segunda parte deste tutorial iremos aprender a coloca-lo online para que qualquer pessoa na internet tenha acesso.

3 pensamentos em “Como colocar o Xampp online – Localhost online – Parte 1

    1. Olá William,

      No Xampp por defeito o servidor Apache reserva a porta 80 ao contrário do que acontece na configuração normal do Apache (do site oficial https://www.apache.org/) em que essa porta seria de facto a 8080.

      Em resumo, deverá tentar aceder a http://localhost ou http://localhost:80 em vez de http://localhost:8080.

      Em algumas situações pode também acontecer outra aplicação estar a utilizar a porta 80 (frequentemente o skype), mas nesse caso o Apache nem sequer irá iniciar.

      Cumprimentos,
      Daniel.

Deixar uma resposta