Como colocar o Xampp / Localhost online – Parte 4

no-ip logoEsta é a quarta parte da série de tutoriais “Como colocar o Xampp / Localhost online” onde eu ensino passo a passo a colocar o seu servidor local criado com Xampp acessível a qualquer internauta. Neste artigo irá aprender a colocar um domínio no xampp. Como já referi anteriormente, esta série de artigos é dedicada ao Xampp mas os procedimentos serão semelhantes para qualquer sofware do tipo Wampp.

Este tutorial será dividido em 4 partes.

Parte Quarto – Colocar um domínio no xampp

Primeira Etapa – Criar uma conta no NO-IP

Bem, se queremos utilizar um domínio no xampp, teremos de recorrer a um provedor de DNS dinâmico. Neste tutorial iremos recorrer ao No-IP. Para criar uma conta no No-IP comece por aceder ao site clicando aqui.

Clique no botão Sign Up, situado no canto superior direito.

registar no no-ip

Digite os seus dados pessoais e clique em “Free Sign Up”. Pode escolher agora o seu hostname, ou seja o endereço que os internautas terão de digitar para aceder ao seu site ou pode fazer isto mais tarde. Caso opte por um hostname gratuito, o seu endereço será do tipo:

meu-website.ddns.net

Poderá mais tarde optar por comprar o seu próprio domínio .com, .net entre outros. É importante referir que pode utilizar o serviço NO-IP seu qualquer custo, sendo que este permite utilizar até 5 hostnames (gratuitos).

criar hostname no noip

Após completar o registo, faça login na sua conta e clique em “Your No-IP” e depois em “Add a Host” ou aceda diretamente ao link abaixo:

https://www.noip.com/members/dns/host.php

adicionar host ao no-ip

Digite o endereço que pretender no espaço “hostname” (este será o endereço do seu website). Em “Host Type” deverá seleccionar a opção “DNS Host (A)” e em “IP Address” deverá colocar o endereço de IP externo do computador onde está instalado o seu servidor Xampp. Caso o computador que está a utilizar agora seja o mesmo onde tem instalado o Xampp não será preciso alterar o valor da caixa. Clique em “Add Host”.

Pronto agora que tem um “Hostname” associado ao seu computador, será necessário garantir que cada vez que o seu IP externo muda o serviço do NO-IP saberá para que possa continuar a redireccionar os internautas para o seu computador. Para que este processo seja automatizado a empresa criou um pequeno software que deverá descarregar e instalar no seu computador. Aceda ao seguinte endereço, descarregue e instale o software do NO-IP:

https://www.noip.com/download

Abre o software que acabou de instalar, nos espaços “Username” e “Password” digite o seu email e password do NO-IP e por fim clique me “Sign In”.

No-IP duc

Após o login clique no botão edit hosts.editar hosts no no-ip

Seleccione o host (ou os hosts) que pretende utilizar neste computador e clique em “Save” para guardar as alterações.

selecionar domínio no xampp

E finalmente, se tudo foi concluído com sucesso, o seu software deverá ter uma aparência parecida com a imagem abaixo. A cada 5 minutos o software irá verificar se o seu endereço IP mudou e irá comunicar as alterações ao NO-IP. Desta forma não terá de se preocupar com alterações no seu endereço de IP e o seu website ficará permanentemente online e agora já tem o seu domínio no xampp.

duc do no-ip

Este foi o último artigo da série “Como colocar o Xampp / Localhost online” espero que tenha gostado.

10 pensamentos em “Como colocar o Xampp / Localhost online – Parte 4

  1. Muito útil, contudo levantou-me uma questão: como faria para ter um update automático do DNS sem comprar o domínio no site no.ip, visto que já tenho um próprio?

      1. Pois essa opção tbm serve.
        Mais outra questão, supondo que eu coloco o xampp/localhost online, o site fica online e tudo muito bem. Será possível fazer alterações, no mesmo website, através de outros computadores? Se sim, como?

        1. Olá Tiago,

          Sim será possível, mas isso não está relacionado com o servidor em si mesmo, mas sim com o sistema do site. Por exemplo, se utilizar o wordpress, qualquer pessoa com os dados de acesso ao painel de controlo do wordpress pode editar o site, criando novas páginas, artigos, adicionando imagens e etc…

          Cumprimentos,
          Daniel.

  2. Daniel,

    Depois que eu fizer todas essas 4 etapas como vou ver o site online?
    Eu preciso colocar alguma coisa do Xampp no DNS?

    att,

  3. Bom dia. Daniel já não sei a quem pedir ajuda 🙁

    Vou explicar, mudei a velocidade da net de 100/100 para 200/200 mas foi trocado o router por ser antigo e não passava dos 100/100. Até ai tudo ok, mas agora ao tentar entrar no site que fiz no XAMPP esta a ir ao antigo ip, sabe se tem alguma solução para isso ?

    Ou terei de refazer tudo 🙁 ?

    Aguardo a resposta.

    Desde já Agradeço:

    Obrigado.

    1. Olá Éder,

      Se trocou de router terá de facto de voltar a configurar tudo de novo para o novo router. Com isso refiro-me a abrir as portas e a configurar o DNS.

      Cumprimentos,
      Daniel.

Deixar uma resposta