Como actualizar o Xampp para a versão mais recente

Como actualizar o xampp

O Xampp é uma das melhores distribuições grátis de Apache, PHP e MySQL que existe na internet. Contudo o processo de actualização do Xampp não é automático e este é actualmente um dos maiores defeitos do xampp. Neste artigo vou explicar passo a passo como actualizar o xampp para a verão mais recente (ou outra à sua preferência), sem perder os seus projectos actuais e com o menor esforço possível.

 

Backup dos ficheiros

Guarde noutra pasta, pen ou disco, todos os ficheiros contidos na pasta /xampp/htdocs/ que pretende manter. Pode ignorar ficheiros relativos à instalação do xampp, tais como: img, webalizer, dashboard, xampp. No meu caso, vou criar uma nova pasta no meu ambiente de trabalho e vou lá colocar todos os ficheiros que pretendo manter após a actualização do xampp.

Backup ficheiros xampp

 

Backup da base de dados

Abra o painel de controlo do Xampp e ligue o Apache e o MySQL. Abra o seu navegador e vá até ao phpMyAdmin, localizado tipicamente em http://localhost/phpmyadmin.

Existem duas opções quando chega a altura de exportar as bases de dados. Podemos exportar cada uma individualmente ou podemos exportar todas de uma vez. Apesar da primeira opção parecer a mais fácil, ao exportarmos todas as bases de dados de uma vez, iremos criar um ficheiro sql muito grande o que é mais propicio a erros do que vários ficheiros sql mais pequenos. Pessoalmente eu prefiro exportar cada base de dados individualmente, mas neste tutorial irei explicar como fazer das duas formas.

 

Opção 1 – Exportar todas as bases de dados de uma vez

Se prefer exportar todas as bases de dados de uma vez, siga os seguintes passos:

  1. Clique em Exportar no menu principal do phpMyAdmin;
  2. Na secção Export method seleccione: “
  3. Na secção Databases, pressione Ctrl e clique em todas as bases de dados que pretende exportar. Não seleccione a base de dados com o nome phpmyAdmin;
  4. No final da página clique no botão Executar;

Exportar todas as bases de dados do Xampp

Após concluir os passos acima, um ficheiro sql será transferido para o seu computador. Guarde esse ficheiro com cuidado, pois ele contém toda a informação das suas bases de dados.

 

Opção 2 – Exportar cada base de dados individualmente

Se prefer exportar cada uma das suas bases de dados individualmente, siga os seguintes passos:

  • Seleccione a primeira base de dados que pretende exportar, clicando no seu nome, localizado no menu lateral esquerdo do phpMyAdmin;
  • Clique em Exportar no menu superior e de seguida clique em Executar;
  • Guarde o ficheiro sql que será transferido para o seu computador e volte a repetir este processo para as restantes bases de dados que pretende guardar.

Exportar base de dados individual

 

Desinstalar a versão antiga do Xampp

O próximo passo para actualizar o xampp é na verdade desinstalar o xampp…

Se tem a certeza que já guardou todos os ficheiros e bases de dados dos seus projectos/sites num local seguro, então avance para esta etapa. Quando desinstalar o Xampp, todos os ficheiros que não foram guardados noutro local serão perdidos.

Volte a abrir o painel do Xampp e pare todos os módulos que estejam activos, refiro-me a Apache, MySQL, etc, e logo após feche o painel do Xampp.

Se instalou a versão executável do Xampp, então para desinstalar abra o desinstalador que deverá estar localizado em /xampp/uninstall.exe. Se utilizou uma das outras opções (.zip ou .7zip), simplesmente apague a pasta /xampp e tudo o que ele contém.

Em caso de dúvida, ou se não se lembra qual o pacote que instalou, então procure o desinstalador na pasta /xampp/uninstall.exe, se o encontrar, então abra-o, caso contrário apague a pasta /xampp e tudo o que ele contém.

 

Actualizar o xampp para a nova versão

Para actualizar o xampp para a nova versão (ou para outra à sua escolha), abra o site oficial do xampp, descarregue a versão do Xampp que pretende utilizar e instale-a normalmente, como fez da primeira vez que instalou o xampp.

Tecnicamente nós não estamos a actualizar o xampp, estamos a desinstala-lo e a voltar a instalar-lo mas na versão pretendida. Actualmente esta é a forma mais fácil de alterar a versão do xampp.

 

Restaurar ficheiros e bases de dados

Para restaurar os ficheiros do seus projectos/sites basta copiar voltar a copiar os ficheiros que guardou no primeiro passo deste tutorial para dentro da nova pasta /xampp/htdocs/

Após restaurar os ficheiros, para que os seus projectos voltem a funcionar correctamente, temos de restaurar também as bases de dados. Para isso precisamos de importar o ou os ficheiros sql que exportamos anteriormente.

 

Método 1 – Importar várias bases de dados simultaneamente

Se anteriormente optou por exportar todas as suas bases de dados num único ficheiro sql, então siga as instruções abaixo. Caso contrário passe para o método 2.

Para importar o seu ficheiro sql que contém informação de todas as suas bases de dados, siga os seguintes passos:

  1. Abra o phpMyAdmin (para isto deve ter o módulo Apache e MySQL do xampp activos);
  2. No menu principal do phpMyAdmin clique em Importar;
  3. Seleccione o ficheiro sql que exportou anteriormente e clique em Executar.

Aguarde que o ficheiro seja importado e executado. Isto poderá demorar de segundos até a alguns minutos, dependendo do tamanho do ficheiro.

 

Método 2 – Importar bases de dados individuais

Se anteriormente optou por exportar cada uma das suas bases de dados individualmente para um ficheiro sql, então siga as instruções abaixo. Caso contrário volte para o método 1.

Siga as seguintes instruções:

  1. Abra o phpMyAdmin (para isto deve ter o módulo Apache e MySQL do xampp activos);
  2. Clique em New no menu lateral esquerdo da aplicação (acima da lista de nomes das bases de dados actuais);
  3. Cria uma nova base de dados. Atenção, deverá utilizar exactamente o mesmo nome da base de dados antiga;
  4. Seleccione a base de dados que acabou de criar, clicando no seu nome na lista de bases de dados do menu lateral esquerdo.
  5. Clique em Importar no menu superior, seleccione o ficheiro sql que pretende importar e clique em Executar;
  6. Repita este processo para as restantes bases de dados que pretende importar.

 

E pronto, uma vez importadas as bases de dados, o seu xampp estará actualizado com os seus previsivelmente a funcionar como anteriormente.

Gostou do tutorial? Conseguiu actualizar o xampp? Então partilhe este post com os seus amigos e ajude o meu blog a crescer 🙂

Caso tenha dúvidas não hesite em deixar um comentário abaixo!

 

Deixar uma resposta