Como criar subdomínios Wildcard no Apache

apache logoNeste tutorial passo a passo irá aprender a criar subdomínios Wildcard no Apache. O recurso aos hosts virtuais oferecidos pelo apache torna mais fácil hospedar vários sites ou aplicações web no mesmo servidor, sendo cada um acedido por um domínio (neste caso subdomínio) diferente. Para quem quer utilizar múltiplos subdomínios no mesmo servidor, a opção mais viável será o uso de subdomínios Wildcard. Basicamente os subdomínios Wildcard removem a necessidade de alterar a configuração do Apache e a necessidade de reiniciar o servidor web sempre que queremos criar um novo subdomínio. Em vez disso, você terá apenas de criar uma pasta (ou directório da linguagem do Brasil) com o nome igual ao do subdomínio que pretende utilizar e assim sendo o Apache irá automaticamente utilizar essa pasta/directório para servir os pedidos ao subdomínio correspondente. Os subdomínios Wildcard também facilitam consideravelmente o processo de manutenção do servidor web.

Criar subdomínios Wildcard no Apache

Neste tutorial irei ensinar a criar subdomínios Wildcard no Apache do meu servidor local criado com xampp (se quiser aprender a instalar o xampp clique aqui). Basicamente irei criar endereços do seguinte tipo:

meu-site1.localhost

meu-site2.localhost

Primeira Etapa – Editar o ficheiro httpd.conf do apache

O primeiro passo será abrir o ficheiro httpd.conf do apache. Como estou a utilizar o xampp vou mostrar concretamente como efectuar estes passos no neste software mas mesmo que não esteja a utilizar o xampp os passos serão idênticos.

Abra o painel de controlo do xampp (verifique que o apache não está iniciado), clique em “Config” e depois em “Apache (httpd.conf)”.

abrir httpd-conf do apache

Procure a seguinte linha:

 No meu caso é a linha 176 mas isto pode variar. Remova o cardinal (#) do inicio da linha, ficando com o seguinte formato:

Segunda Etapa – Editar o ficheiro httpd-vhosts.conf do apache

Para acedermos a este ficheiro, entre na pasta/directório raiz da instalação do seu xampp, aceda à pasta apache -> conf -> extra e abra o ficheiro httpd-vhosts.conf, no meu caso, como o xampp está instalado na raiz do meu disco “C”, o ficheiro encontra-se na seguinte localização:

C:\xampp\apache\conf\extra\httpd-vhosts.conf

Apague todo o conteúdo deste ficheiro e adicione o seguinte código:

Nota Importante: Deverá substituir nas linhas ‘DocumentRoot “C:/xampp/htdocs/”‘ e ‘”VirtualDocumentRoot “C:/xampp/htdocs/%1/”‘ o valor “C:/xampp/htdocs/” pelo caminho da pasta htdocs da sua instalação do xampp! E não se esqueça de manter o valor “/%1/” na segunda linha.
Por exemplo, se você tem o xampp instalado na pasta “C:/programas/xampp” deverá substituir essas linhas pelos valores DocumentRoot “C:/programas/xampp/htdocs/”‘ e ‘”VirtualDocumentRoot “C:/programas/xampp/htdocs/%1/”‘

criar subdomínios wildcard no apache

Vou agora explicar como funcionam estes dois pedaços de código. O primeiro host virtual, correspondente ao código:

Diz ao apache como é que deve ser tratado um pedido por defeito. O segundo host virtual, correspondente ao código:

Configura os subdomínios Wildcard, este código diz ao apache que por exemplo o endereço “http://meusite.localhost” deve ser servido pela pasta “C:\xampp\htdocs\meusite\”, em particular o valor “%1” é substituído pelo nome do subdomínio pedido na url.

Terceira Etapa – Testar se tudo está a funcionar

Antes de testar se os seus subdomínios Wildcard estão a funcionar, deve iniciar o Apache através do painel de controlo do xampp ou reinicia-lo caso este já esteja iniciado.

Iniciar o Xampp

Neste momento os seus subdomínios Wildcard já se encontram configurados. Para testar, crie uma pasta/directório com o nome do subdomínio que pretende utilizar na pasta/directório “htdocs” do xampp. No meu caso irei criar a pasta “cybtricks”.

pasta htdocs do xampp - criar subdominios wildcard

Agora crie um exemplo de um ficheiro index.html ao seu dispor.

index do subdominio

E pronto, se tudo correu bem, neste momento o subdomínio http://cybtricks.localhost deverá apresentar o ficheiro index.html que acabei de criar.

subdominio a funcionar

Espero que tenha gostado do artigo e que agora já consiga criar os seus próprios subdomínios Wildcard no Apache, se tiver dúvidas deixe um comentário abaixo!

Deixar uma resposta