Encontrar a localização do ficheiro httpd.conf do Apache

Encontrar a localização do ficheiro httpd.conf do ApacheRecentemente perguntaram-me como era possível encontrar a localização do ficheiro httpd.conf do Apache, uma vez que a sua localização pode variar consoante a versão ou as configurações do Apache ou ainda sistema operativo em causa não existe uma “localização por defeito”. Podem ainda existir vários ficheiros httpd.conf ao mesmo tempo e pode ainda acontecer este ficheiro na realidade não estar gravado com o nome httpd.conf, por esse motivo, neste tutorial vou mostrar como pode ser encontrada a localização do ficheiro de configurações em utilização pelo Apache.

No Unix ou em sistemas operativos derivados (Ubuntu, Debian, Mac, entre outros)

Para encontrar a localização do ficheiro httpd.conf do Apache, primeiro vamos começar por abrir a consola (conhecida também como terminal ou linha de comandos).

Tenha a certeza de que o Apache está a rodar na sua máquina. Se não estiver iniciado e não sabe como o pode iniciar experimente lance o seguinte comando na consola:

De seguida digite o comando:

O que está a acontecer acima é o seguinte.

  • Estamos a listar todos os processos em execução com o comando ps -ef;
  • O operador está a redireccionar o output do comando acima para o input do comando grep;
  • O comando grep procura todas as linhas com a palavra “apache” e apresenta-as no ecrã.

O resultado deverá ser parecido com a seguinte imagem.

Encontrar processo Apache

Como podemos verificar pela primeira do resultado do comando, no meu caso o Apache está a correr no caminho /usr/sbin/apache2 e será este caminho que irei utilizar nos próximos passos.

Agora para encontrar a localização do ficheiro de configuração basta lançar o comando:

O resultado (output) deste comando deverá ser algo do género:

Onde o caminho /etc/apache2/apache2.conf é a localização do ficheiro pretendido.

Notas importantes:

Em alguns sistemas operativos baseados no Unix o comando:

Pode retornar o caminho relativo do ficheiro de configuração. Nesses casos pode utilizar o comando:

Que irá retornar o caminho de raiz do ficheiro.

O procedimento acima retorna a localização do principal ficheiro de configuração do Apache, como referi acima podem existir mais do que um ficheiro de configuração. As boas notícias são que todos os outros ficheiros de configuração que o Apache possa estar a utilizar são, implicitamente, chamados pelo ficheiro principal.

Se tentarmos editar o ficheiro de configuração principal do Apache podemos detectar todos os outros ficheiros de configuração a serem utilizados. É até possível que encontre nos comentários um esquema em forma de árvore que mostra a localização dos ficheiros subjacentes:

Arvore de Ficheiros de Configuração do Apache

Irá também encontrar linhas que mostram a inclusão dos ficheiros adjacentes:

Inclusão de Ficheiros de Configuração do Apache

Ao explorar o principal ficheiro de configuração e ao ler os seu comentários percebemos facilmente que cada ficheiro de configuração subjacente tem a sua função. Por exemplo, se eu agora quiser alterar a porta onde o meu Apache executa basta alterar o ficheiro ports.conf que se encontra na mesma directoria do meu ficheiro apache2.conf. Se por acaso quiser alterar configurações relacionadas com o meu site irei procurar nos ficheiros *.conf na directoria ./sites-enabled/.

No Windows

Como a consola do windows não tem o mesmo poder da dos sistemas operativos baseados em Unix, não existe uma formula (de que eu tenha conhecimento) para detectar a localização do ficheiro de configuração principal. Contudo a localização deste ficheiro em Windows é em condições normais sempre a mesma e esta é:

Isto acontece independentemente se você instalou o Apache isoladamente, ou se está a utilizar um pacote Wamp como o Xampp, EasyPHP entre outros. Acontece que caso esteja a utilizar um pacote Wamp deverá primeiro encontrar a pasta onde se encontra o Apache nesse pacote e depois adicionar o sufixo conf\httpd.conf, alguns exemplos são:

Apache (Edição Original)
Xampp
EasyPHP

E pronto, agora já deverá saber encontrar a localização do ficheiro httpd.conf do seu Apache. Se tiver dúvidas deixe um comentário abaixo!

Deixar uma resposta