O Xampp é uma das melhores distribuições grátis de Apache, PHP e MySQL que existe na internet. Contudo o processo de actualização do Xampp não é automático e este é actualmente um dos maiores defeitos do xampp. Neste artigo vou explicar passo a passo como actualizar o xampp para a verão mais recente (ou outra à sua preferência), sem perder os seus projectos actuais e com o menor esforço possível.
Backup dos ficheiros
Guarde noutra pasta, pen ou disco, todos os ficheiros contidos na pasta /xampp/htdocs/
que pretende manter. Pode ignorar ficheiros relativos à instalação do xampp, tais como: img
, webalizer
, dashboard
, xampp
. No meu caso, vou criar uma nova pasta no meu ambiente de trabalho e vou lá colocar todos os ficheiros que pretendo manter após a actualização do xampp.
Backup da base de dados
Abra o painel de controlo do Xampp e ligue o Apache e o MySQL. Abra o seu navegador e vá até ao phpMyAdmin, localizado tipicamente em http://localhost/phpmyadmin
.
Existem duas opções quando chega a altura de exportar as bases de dados. Podemos exportar cada uma individualmente ou podemos exportar todas de uma vez. Apesar da primeira opção parecer a mais fácil, ao exportarmos todas as bases de dados de uma vez, iremos criar um ficheiro sql
muito grande o que é mais propicio a erros do que vários ficheiros sql
mais pequenos. Pessoalmente eu prefiro exportar cada base de dados individualmente, mas neste tutorial irei explicar como fazer das duas formas.
Opção 1 – Exportar todas as bases de dados de uma vez
Se prefer exportar todas as bases de dados de uma vez, siga os seguintes passos:
- Clique em Exportar no menu principal do phpMyAdmin;
- Na secção Export method seleccione: “
- Na secção Databases, pressione Ctrl e clique em todas as bases de dados que pretende exportar. Não seleccione a base de dados com o nome phpmyAdmin;
- No final da página clique no botão Executar;
Após concluir os passos acima, um ficheiro sql
será transferido para o seu computador. Guarde esse ficheiro com cuidado, pois ele contém toda a informação das suas bases de dados.
Opção 2 – Exportar cada base de dados individualmente
Se prefer exportar cada uma das suas bases de dados individualmente, siga os seguintes passos:
- Seleccione a primeira base de dados que pretende exportar, clicando no seu nome, localizado no menu lateral esquerdo do phpMyAdmin;
- Clique em Exportar no menu superior e de seguida clique em Executar;
- Guarde o ficheiro
sql
que será transferido para o seu computador e volte a repetir este processo para as restantes bases de dados que pretende guardar.
Desinstalar a versão antiga do Xampp
O próximo passo para actualizar o xampp é na verdade desinstalar o xampp…
Se tem a certeza que já guardou todos os ficheiros e bases de dados dos seus projectos/sites num local seguro, então avance para esta etapa. Quando desinstalar o Xampp, todos os ficheiros que não foram guardados noutro local serão perdidos.
Volte a abrir o painel do Xampp e pare todos os módulos que estejam activos, refiro-me a Apache, MySQL, etc, e logo após feche o painel do Xampp.
Se instalou a versão executável do Xampp, então para desinstalar abra o desinstalador que deverá estar localizado em /xampp/uninstall.exe
. Se utilizou uma das outras opções (.zip
ou .7zip
), simplesmente apague a pasta /xampp
e tudo o que ele contém.
Em caso de dúvida, ou se não se lembra qual o pacote que instalou, então procure o desinstalador na pasta /xampp/uninstall.exe
, se o encontrar, então abra-o, caso contrário apague a pasta /xampp
e tudo o que ele contém.
Actualizar o xampp para a nova versão
Para actualizar o xampp para a nova versão (ou para outra à sua escolha), abra o site oficial do xampp, descarregue a versão do Xampp que pretende utilizar e instale-a normalmente, como fez da primeira vez que instalou o xampp.
Tecnicamente nós não estamos a actualizar o xampp, estamos a desinstala-lo e a voltar a instalar-lo mas na versão pretendida. Actualmente esta é a forma mais fácil de alterar a versão do xampp.
Restaurar ficheiros e bases de dados
Para restaurar os ficheiros do seus projectos/sites basta copiar voltar a copiar os ficheiros que guardou no primeiro passo deste tutorial para dentro da nova pasta /xampp/htdocs/
.
Após restaurar os ficheiros, para que os seus projectos voltem a funcionar correctamente, temos de restaurar também as bases de dados. Para isso precisamos de importar o ou os ficheiros sql
que exportamos anteriormente.
Método 1 – Importar várias bases de dados simultaneamente
Se anteriormente optou por exportar todas as suas bases de dados num único ficheiro sql, então siga as instruções abaixo. Caso contrário passe para o método 2.
Para importar o seu ficheiro sql
que contém informação de todas as suas bases de dados, siga os seguintes passos:
- Abra o phpMyAdmin (para isto deve ter o módulo Apache e MySQL do xampp activos);
- No menu principal do phpMyAdmin clique em Importar;
- Seleccione o ficheiro
sql
que exportou anteriormente e clique em Executar.
Aguarde que o ficheiro seja importado e executado. Isto poderá demorar de segundos até a alguns minutos, dependendo do tamanho do ficheiro.
Método 2 – Importar bases de dados individuais
Se anteriormente optou por exportar cada uma das suas bases de dados individualmente para um ficheiro sql
, então siga as instruções abaixo. Caso contrário volte para o método 1.
Siga as seguintes instruções:
- Abra o phpMyAdmin (para isto deve ter o módulo Apache e MySQL do xampp activos);
- Clique em New no menu lateral esquerdo da aplicação (acima da lista de nomes das bases de dados actuais);
- Cria uma nova base de dados. Atenção, deverá utilizar exactamente o mesmo nome da base de dados antiga;
- Seleccione a base de dados que acabou de criar, clicando no seu nome na lista de bases de dados do menu lateral esquerdo.
- Clique em Importar no menu superior, seleccione o ficheiro
sql
que pretende importar e clique em Executar; - Repita este processo para as restantes bases de dados que pretende importar.
E pronto, uma vez importadas as bases de dados, o seu xampp estará actualizado com os seus previsivelmente a funcionar como anteriormente.
Gostou do tutorial? Conseguiu actualizar o xampp? Então partilhe este post com os seus amigos e ajude o meu blog a crescer 🙂
Caso tenha dúvidas não hesite em deixar um comentário abaixo!
mesmo que este post foi a mais de 1 ano ajudou de mais, obg por ajudar a compartilhar o conhecimento, continue ensinando.
Parabens pelo post. Ajudou bastante