Como colocar o Xampp / Localhost online – Parte 2

internetEsta é a segunda parte da série de tutoriais “Como colocar o Xampp / Localhost online” onde irá aprender a colocar o seu servidor local Xampp online para que qualquer pessoa da internet possa aceder aos seus trabalhos. Este artigo é dedicado ao Xampp mas o procedimento será semelhante para qualquer sofware Wampp.

 

Este tutorial será dividido em 4 partes.

Parte Dois – Colocar o Xampp/Localhost Online

Primeira Etapa – Abrir a porta 80 no seu router

A primeira etapa será abrir a porta  80 no seu router e apontá-la para o seu computador. Para isso teremos de recorrer à linha de comandos. Clique no menu iniciar, escreva “cmd” e aperte a tecla “Enter” ou utilize o atalho Windows + R digite ‘cmd’  e aperte o botão “Ok”.

executar linha de comandos

Uma janela com o aspeto da imagem abaixo irá aparecer no seu ecrã à qual damos o nome de linha de comandos. Digite na linha de comandos “ipconfig” e pressione tecla “Enter”.

linha de comandos

O sistema irá fornecer-lhe informações sobre o seu “Gateway”. Copie o endereço do seu “Gateway Predefinido” ou “Default Gateway”, no meu caso teria de copiar o endereço “192.168.1.1”.

gateway linha de comandos

Cole o endereço que acabou de copiar no seu navegador e pressione a tecla “Enter”.

entrar no gateway - localhost online

Irá ser aberta a página do seu router. No meu caso o  router é um “Thomson TG784”. Digite o “Nome de Utilizador” e a “Password” padrão do seu router. Normalmente estes dados estão escritos numa etiqueta por debaixo do aparelho mas caso não consiga encontrar esses dados, poderá procura-los através do modelo do seu router no seguinte endereço:

http://www.routerpasswords.com/

Poderá também pesquisar no Google ou contactar o seu ISP (a empresa que lhe fornece o serviço de internet).

 

router login

Bem, agora o procedimento irá variar um pouco para cada marca/modelo de router mas se perceber todos os passos seguintes que são aplicados ao meu modelo de router, irá com certeza conseguir fazer o mesmo no seu router. Eu irei aceder a “Partilha de jogos e aplicações” porque é a página no meu modelo de router onde eu posso abrir, editar e remover portas.

jogos e aplicacoes

Neste passo irei “atribuir um jogo ou aplicação para um dispositivo de rede local” que no fundo é abrir uma porta para o meu computador. Essa porta será a 80 que é a porta padrão para a internet.

atribuir jogo ou aplicacao

No espaço “jogo ou aplicação” seleccione “HTTP Server (World Wide Wed) ” correspondente à porta 80. Volte a abrir a linha de comandos como anteriormente (clique no menu iniciar, escreva “cmd” e aperte a tecla “Enter” ou utilize o atalho Windows + R digite ‘cmd’  e aperte o botão “Ok”)  mas desta vez copie o “Endereço “IPv4” ou “IPv4 Address” que corresponde à identificação do seu computador na sua rede local. No meu caso será “192.168.1.26”. Volte à página do seu router e onde pedir “Dispositivo” deverá colocar o endereço que acabou de copiar. Adicione a porta.

 

atribuir porta

E finalmente o seu servidor local já se deve encontrar acessível a qualquer internauta. Para que uma pessoa fora da sua rede local possa aceder ao servidor deverá passar-lhes o endereço externo do seu router ou seja o seu IP externo. Se não sabe como encontrar o seu IP externo aceda a What Is My Ip. Ao digitar o seu IP externo no seu navegador deverá ver o seu website da mesma forma que vê quando o acede através do “localhost”.

Nota Importante: Se não consegue aceder ao seu servidor através do IP externo, quase de certeza que o seu firewall está a bloquear o Apache ou a porta 80. Para evitar este problema deve dar permissões ao Apache para aceder a redes públicas e privadas e ainda abrir a porta 80 no firewall.

One thought to “Como colocar o Xampp / Localhost online – Parte 2”

Deixar uma resposta