Como colocar o Xampp / Localhost online – Parte 3

segurança no localhost onlineEsta é a terceira parte da série de tutoriais “Como colocar o Xampp / Localhost online” onde eu ensino passo a passo a colocar o seu servidor local criado com Xampp acessível a qualquer internauta. Como já referi anteriormente, esta série de artigos é dedicada ao Xampp mas os procedimentos serão semelhantes para qualquer sofware do tipo Wampp.

Este tutorial será dividido em 4 partes.

Parte Três – Proteger o Xampp contra intrusos

Primeira Etapa – Proteger o MySQL adicionando uma password ao utilizador ‘root’

O essencial e mais básico para proteger o xampp contra hackers é atribuir uma password ao utilizador “root” do MySQL evitando assim que qualquer pessoa aceda à sua base de dados do seu site, existem mais algumas questões de segurança que podem ser alteradas no xampp mas que não vão ser o focus deste artigo.  Para atribuir uma password ao utilizador “root” do MySQL vamos começar por abrir o painel de controlo do xampp e iniciar o MySQL e o Apache.

Iniciar o Xampp

Abra a linha de comandos do windows clicando em “Shell” no painel de controlo do xampp.

Abrir shell no xampp

Agora iremos utilizar o comando “mysqladmin” para definir uma password para o utilizador root, utilizando a sintaxe seguinte e de seguida clicando na tecla “Enter”:

mysqladmin –user=root password “MinhaPassword”

A seguinte imagem mostra como coloquei a password “123456” no meu utilizador root.

Alterar password mysql no xampp

E pronto, se tudo foi concluído com sucesso a sua base de dados deverá estar protegida com a password que definiu anteriormente. Não se esqueça que agora sempre que entrar no phpMyAdmin, terá de colocar a senha que escolheu para o utilizador “root” do MySQL.

One thought to “Como colocar o Xampp / Localhost online – Parte 3”

  1. Cara eu alterei a senha e agora nao consigo entrar no php admin nem alterar a senha de novo nem pondo a senha no conifig.inc.php eu consigo putz

Deixar uma resposta