Como criar um servidor FTP no Windows com o Filezilla

Como criar um servidor FTP com Filezilla ServerNeste tutorial vou guiá-lo passo a passo para que aprenda a criar um servidor FTP no seu computador. Para concretizar isto iremos utilizar um programa grátis conhecido como Filezilla Server. Note que o Filezilla Server está disponível apenas para o Windows e por isso este tutorial aplica-se apenas para utilizadores do Windows. Ao montar um servidor FTP no windows você será capaz de aceder a uma ou várias pastas do seu computador remotamente. Um servidor FTP pode também ser utilizado para transferir ficheiros facilmente entre computadores.

 

Instalar o Filezilla Server

Para criar um servidor FTP precisamos primeiro de descarregar o Filezilla Server para o nosso computador. Descarregue o programa no site oficial, disponível aqui.

Após o download do programa, instale-o, pode fazer isto utilizando a configurações por defeito.

Criar servidor FTP - Filezilla Server Instalação

 

Configuração do servidor FTP

Uma vez completa a instalação do Filezilla Server, ele deverá abrir-se automaticamente. Caso isso não acontece abra-o você clicando no novo icon que deverá aparecer no seu ambiente de trabalho.

Se quando abrir o Filezilla Server pela primeira vez não lhe aparecer uma janela semelhante à representada abaixo, significa que a interface do Filezilla Server se conseguiu conectar sozinha ao seu servidor local e por isso pode avançar para o próximo passo. Caso lhe apareça uma janela como a representada a baixo, onde é pedido o nome do seu Host, a Porta e a Password, deverá preencher esses campos da seguinte forma:

  • Host – Localização do servidor que pretende administrar. Deverá colocar a palavra localhost que se refere à localização do sistema que está a ser utilizado.
  • Port – É a porta em que a interface de administração do Filezilla Server está a escutar. Se instalou o Filezilla com as definições por defeito, esta porta deverá ser 14147. Este campo NADA tem a ver com a porta 21 que é utilizada para estabelecer uma conexão.
  • Password – Deverá deixar em branco uma vez que não configurou nenhuma password para o seu servidor.

Setup Filezilla Admin

Uma vez aberta a interface do Filezilla Server, devemos criar um utilizador e definir uma ou várias pastas como repositório FTP.

 

Adicionar um utilizador

Para criar um utilizador clique em Edit -> Users.

Filezilla edit users

Na secção users do lado direito clique em Add e digite o nome do utilizador que pretende adicionar e de seguida clique em OK.

Filezilla - Adicionar utilizador

Uma vez criado o utilizador, seleccione-o no painel Users do lado esquerdo, clique na checkbox Password e digite uma password para o utilizador que acabou de criar.

Filezilla - Adicionar password a utilizador

Pronto, o nosso servidor já tem um utilizador com uma password. Se quiser adicionar mais utilizadores basta repetir este passo.

 

Partilhar pastas com utilizadores

Ainda dentro da janela Users, seleccione a página Shared folders que se encontra no menu do lado esquerdo.

FileZilla Server Shared Folders

Na secção Users do lado direito, seleccione o utilizador com quem deseja partilhar a pasta. Na secção Shared folders clique em Add, seleccione a pasta que pretende partilhar e clique em OK. No meu caso, vou partilhar a pasta CybTricksFTP localizada no meu ambiente de trabalho.

Filezilla - Partilhar pasta com utilizador

Uma vez partilhada uma pasta com um utilizador, devemos verificar as permissões desse utilizador dentro da nossa pasta. Por defeito um utilizador consegue criar novos ficheiros, listar todas as pastas e sub-pastas dentro da pasta partilhada. Se pretende mudar as permissões, clique na pasta em questão e seleccione todas as permissões que pretende atribuir ao utilizador dentro dessa pasta. Abaixo explico o significado de cada permissão.

Permissões de ficheiro.

  • Read – Permissão para ler (transferir) os ficheiros dentro da pasta.
  • Write – Permissão para escrever nos ficheiros;
  • Delete – Permissão para apagar um ficheiro;
  • Append – Permissão para escrever no fim do ficheiro (não pode alterar o que já foi escrito).

Deixo só aqui um aviso importante para a permissão write. Apesar deste parâmetro não permitir apagar um ficheiro, ele permite que um utilizador apague o conteúdo do ficheiro.

Permissões de directórios.

  • Create – Permite criar novos directórios no directório partilhado;
  • Delete – Permite apagar um directório;
  • List – Permite listar o directório partilhado;
  • + Subdirs – Permite listar o directório partilhado e todos os seus sub-directórios.

Filezilla Server - Mudar permissões de pasta

 

Dicas para proteger o servidor FTP

Neste ponto você já conseguiu criar um servidor FTP. Para além de criar um servidor FTP, nós queremos criar um servidor FTP que também seja seguro. É muito importante ter utilizadores com passwords fortes mas para além disso podemos configurar algumas coisas no Filezilla que irão aumentar a segurança do servidor FTP.

Alterar a porta padrão

Os hackers procuram frequentemente portas 21 em escuta em servidores remotos, uma vez que esta é a porta padrão do protocolo FTP. Para evitar ser detectado por hackers, podemos alterar a porta em que o nosso servidor FTP escuta. Para isso clique em Edit -> Settings.

Filezilla Server - Edit settings

Dentro da página General settings, digite uma nova porta para o seu servidor FTP. As portas podem ser um número entre 1 até 65535. Eu pessoalmente recomendo um número com 5 algarismos. Uma vez alterado o valor desta porta, o seu servidor FTP deixará de funcionar na porta 21. No meu caso, ele funciona agora na porta 58310.

Editar porta Filezilla Server

 

 Restringir os IP’s de acesso

Se sabe quais os IP’s da(s) máquinas que irão aceder ao seu servidor FTP, pode configurar o Filezilla para que aceite apenas tentativas de login apenas desses IP. Para isso, ainda no painel Settings, clique na página IP Filter

Na primeira area de texto deverá colocar um asterisco * para que sejam bloqueados todos os endereços IP que se tentar conectar com o servidor. Na segunda caixa deverá adicionar as excepções, ou seja, os endereços IP que pretende que tenham acesso ao servidor FTP (separados por um espaço).

No exemplo abaixo eu bloqueio todos os IP’s com a excepção de dois endereços (192.168.1.63 e 192.168.1.64).

Filezilla Server - Bloquear IP's

Este tipo protecção deverá ser o suficiente para o seu servidor. O Filezilla já trás por defeito um componente que bloqueia IP’s que tentem aceder ao servidor demasiadas vezes num curto período de tempo, prevenindo assim alguns ataques conhecidos como Brute Force Attack.

 

Excepção para servidor no Firewall

Se tem um antivirus ou um firewall activo (nomeadamente o firewall do windows), tenha atenção porque se a porta que escolheu para o seu servidor FTP (a 21 ou outra caso tenha alterado no passo acima) pode estar a ser bloqueada e dessa forma ninguém conseguirá aceder ao seu servidor.

Neste artigo vamos aprender a adicionar uma excepção no Firewall do Windows para a porta que o server FTP utiliza. O processo em outros tipos de Firewall não deverá ser muito diferente.

Abra o Painel de Controlo do seu computador, clique em Sistema e Segurança ->Firewall do Windows -> Definições Avançadas (encontra-se no menu lateral esquerdo).

Firewall do Windows

Na nova janela clique em Regras de entrada, que se encontra no menu lateral esquerdo e depois clique em Nova regra.

Firewall do Windows - Nova regra de entrada

Uma vez que queremos adicionar uma excepção para uma porta, quando a nova janela aparecer e lhe perguntar “Que tipo de regra gostaria de criar?”, deverá seleccionar Porta, e clicar em Seguinte.

Selecionar Porta

Seleccione o protocolo TCP e digite o número da porta em que o servidor está a correr. Por defeito esse valor é 21, mas acima, neste mesmo artigo eu alterei para 58310 por motivos de segurança. Clique em Seguinte.

 

Selecionar Porta a Desbloquear

Clique em seguinte nas próxima 3 janelas e quando lhe for pedido para escolher um nome e uma descrição para a regra actual, digite o que achar mais apropriado. Estes valores servem apenas para no futuro encontrar esta regra mais facilmente e editá-la se for necessário. Clique em Concluir e pronto o seu Servidor FTP já não será bloqueado pelo firewall do Windows.

Nome da regra - Firewall do Windows

Pronto, o seu servidor FTP está configurado e funcional. Os outros utilizadores podem agora conectar-se utilizando por exemplo o Filezilla Client.

Gostou deste artigo? Conseguiu criar um servidor FTP? Partilhe com os seus amigos!

Caso tenha dúvidas não hesite em deixar um comentário abaixo.

One thought to “Como criar um servidor FTP no Windows com o Filezilla”

  1. Bom dia Daniel,
    Segui passo a passo a descrição,porem surge esta mensagem ao final ” You appear to be behind a NAT router. Please configure the passive mode settings and forward a range of ports in your router.” entrei na configuração do modem motorola fiz alterações e nada de rodar o programa.

Deixar uma resposta